sábado, 16 de janeiro de 2010

Conhecendo: George Carlin



George Carlin nasceu em New York em 1937, foi um comediante, ator e autor americano, mas é pelas suas apresentações de Stand Up Comedy e seu humor inteligente, condundente, sarcástico e extremamente crítico que ele sempre será lembrado.


Autor de textos que atacavam o conservadorismo, a religião, os valores, a sociedade e tantos outros contextos, nas suas apresentações Carlin era sempre eloquente, falava de maneira abrasiva, expondo os podres da sociedade e impondo questionamentos incômodos, abusava de palavrões, sarcásmo e uma lógica que impressionava a todos, George Carlin sabia usar a palavra em seu favor.

Ateu convicto, era quando ele falava sobre religião que seu gênio se mostrava, Carlin tinha prazer em desmembrar os tabus religiosos, exibir as contradições das crenças religiosas e desmentir a existência de Deus, dizia ele:
"A Religião chegou a convencer as pessoas de que existe um homem-invisível morando no céu, que vê tudo que você faz, todo dia, a todo instante. E esse homem-invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que você faça. Se você fizer uma delas, ele tem um lugar especial pra você, cheio de fogo, fumaça, ardor, tortura e angústia; para onde ele te envia para sofrer, queimar, sufocar, gritar e chorar para todo o sempre, por toda a eternidade até o fim dos tempos...........mas ele te ama!""

Carlin foi preso em 1972 sob a acusação de violar as leis sobre obscenidade, por culpa de um dos seus mais célebres shows, "Sete Palavras que não se podem dizer em Televisão", um show extremamente brilhante onde Carlin confrontava a censura falando exatamente das expressões proíbidas na televisão e rádio, eram elas: shit, piss, cunt, fuck, cocksucker, motherfucker e tits.





George Carlin foi um dos maiores gênios de sua época, defendia valores seculáres e era dono de um sarcasmo incalculável e um pensamento rápido. É um ícone da contracultura, confrontava os bons costumes e a moral conservadora de um jeito único que influênciou todos que tiveram o prazer de conhecê-lo.
Infelizmente ele nos deixou em 2008, mas sua obra jamais será esquecida.
Hoje há disponível no youtube uma boa quantidade de vídeos das suas apresentações, porém ainda é difícil encontrar os vídeos dos seus shows com legendas em português, o que é uma pena pois a maioria das coisas que ele falava sobre os costumes, política, valores, sociedade e etc, são críticas que poderiam facilmente ser destinadas a nós brasileiros.




"O homem mais sábio que já conheci me ensinou uma coisa que jamais esqueci. E embora eu nunca tenha esquecido, nunca a memorizei também. Então, o que me sobrou foi a memória de ter aprendido algo muito sábio do qual não consigo me lembrar."



"Se um homem sorri o tempo todo, ele provavelmente está vendendo algo que não funciona."


"Tenho tanta autoridade quanto o Papa, só não tenho tantas pessoas que acreditem nela."


"Eis a verdadeira razão de não existir nos fóruns uma placa com os Dez Mandamentos: anunciar “Não roubarás”, “Não cometerás adultério” e “Não mentirás” num prédio cheio de advogados, juízes e políticos cria um péssimo ambiente de trabalho."



­

4 comentários:

Danielll Nobre disse...

GENIO!!

Huulien Kings. disse...

Nem tanto, embora inteligente e divertível, achei o ponto de vista dele pouco diverso.

Unknown disse...

Perverso porque te ofendeu em algum ponto ou seja algo que vc acredita...

Preacher disse...

um genio sim