segunda-feira, 27 de julho de 2009

"Money Talks. Silence Pays."


Vi essa frase outro dia na comunidade do jogo Hitman: Blood Money no Orkut.

Como sou muito fã do jogo, logo eu processei o seu significado literal; "Money Talks. Silence Pays", nenhuma outra frase seria mais pertinente na definição do jogo em si. Para os que não sabem, em Hitman você controla um agente que é pago para matar pessoas em troca de dinheiro, mas ele deve fazer isso da maneira mais silenciosa possível, o assassinato perfeito é aquele onde você não deixa vestígios, e onde o assassino faz a morte parecer um acidente. E quanto mais silencioso você for, maior o seu pagamento.


Isso tudo está resumido na frase em questão. Dinheiro fala, silêncio paga.
Mas porque eu decidi escrever sobre isso? Porque ao meu ver, ainda há muito mais nessa frase e nesse jogo. Dinheiro fala, isso é verdade, dinheiro fala em várias línguas, em todas as gírias, dinheiro sempre é dinheiro e ele realmente fala.

Ninguém que tem dinheiro precisa falar, deixe que ele fala sozinho, e seus argumentos são mais fortes do que quaisquer outros. Dinheiro fala. E como fala.

E dinheiro não só fala. Dinheiro julga, aprova, qualifica, e entre tantas outras coisas, o dinheiro é capaz até mesmo de formar o caráter, de modelar a sociedade, de justificar o inaceitável.


E o silêncio paga, silêncio paga de tantas maneiras que muitas vezes vale mais do que o ato, vale mais do que a dignidade, só não mais do que o dinheiro. Silêncio nunca vale mais do que o dinheiro, e dinheiro nunca vale mais do que o silêncio, pois há casos onde o dinheiro faz o silêncio, e o silêncio também faz o dinheiro.


E se dinheiro fala, dinheiro também cala.


"Money Talks. Silence Pays." é uma frase cujo significado é um, e cujas compreensões são várias; ela pode ser tão exata quanto dois mais dois é igual a quatro, tão ambígua quanto todo esse texto que nada mais é que mais um dos meus devaneios, e ela pode ser tão incerta quanto outra frase que diz "Dinheiro paga. Silêncio cala."

7 comentários:

Preacher disse...

ma + conha

Preacher disse...

vai ter gente me xingando depois dessa.

Tulipa disse...

Quando o dinheiro fala, a verdade se cala

Tulipa disse...

Ótimo texto, esse blog está muito bom, espero que continue seguindo essa linha.

Anônimo disse...

nao entendi nada mas ta masssa

PseudonimerTr00Pseudoyer -( disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PseudonimerTr00Pseudoyer -( disse...

Quando o dinheiro fala, a verdade se cala [2]
Muito bom texto, devaneio bem filosófico, só faltaram exemplos pra ajudar na compreensão, admito que com sono e/ou cansado, exemplos ajudam a entender um texto desses xD
Mas mesmo assim não deixa de estar bom, parabéns =D
[Apaguei o comentário anterior porque tinha escrito uma palavra errada e não lembrava que ficava aparecendo que a postagem foi removida XDD]